22 julho 2014

Um passeio por Itaúnas.

Praça da Vila, super Arborizada.
No fim de semana do dia 19 de julho começou o FENFIT, Festival Nacional de Forró de Itaúnas que acontece desde 2001 e é muito conhecido no meio dos forrozeiros de todas as partes do Brasil.

Itaúnas é uma pequena vila muito linda que fica ao norte do Espírito Santo, faz divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra, conhecida também por suas Dunas encantadoras que como diz a história engoliu a antiga vila, um lugar simples e místico onde as pessoas são gentis, as casas tem uma arquitetura impar e rústica. Andar por Itaúnas é como estar no grande quintal da sua casa de infância ou ir visitar aquela vovó que mora na roça, é se sentir em casa, é se sentir livre, é literalmente poder andar descalço e se despir das responsabilidades massantes do nosso cotidiano, o cantar os pássaros é vivo, o céu é estrelado e o ar, puro. 
Vai ai um vídeo que eu fiz do forró rolando leve na praça, para que vocês possam ter noção da atmosfera sensacional que é estar lá.




A minha primeira vez lá foi no réveillon de 2013 com meu namorado, onde eu puder me apaixonar pela vila e fazer minhas orações para o ano de 2014 com o presente maravilhoso de poder contemplar um céu escuro, estrelado e muito brilhante que a gente quase não repara quando estamos na cidade, a vibe contagia qualquer um que se deixe contagiar, daí nasceu a enorme vontade de voltar para o festival pois no próprio ano de 2013 a minha programação de comparecer não deu certo.

Eu namoro a uns oito meses e desde que começamos a namorar eu tive a ideia de comprarmos um cofrinho para financiar a nossa próxima viagem de ano novo e desde então estávamos juntando todas as moedinhas que vinham pela frente e deu super certo galera, não quebramos o porquinho para o ano novo mas para o festival, conseguimos financiar a nossa estadia e gasolina só com a grana que juntamos com muito amor, deixo pra vocês essa dica.

O brinco de filtro foi feito pelo meu namorado com raiz de Itaúnas.
Uma das pontes que dão acesso a trilhas.
O festival só vai acabar no próximo final de semana, no dia 26 de julho e acontece competições de trios de forró durante toda a semana, infelizmente algumas responsabilidades nos obrigaram a voltar antes do fim mas aproveitamos tudo de maravilhoso que Itaúnas oferece dentro desses três dias inesquecíveis, fizemos trilhas, conhecemos a casa o Tamandaré uma das histórias de lá, fizemos novas amizades com uma rasta linda chamada Ingrid de São Tomé, MG, com o artesão Luiz, de Petrópolis, RJ que me presenteou com um anel feito de cobre lindo demais, um francês que mora na vila a 20 anos e faz um crépe muito gostoso e olha que eu sou uma chata para comer. Como não amar uma trip assim? Em ótimas companhias e um bom planejamento. Deu até pra descolar uns artesanatos super maneiros e aprender mais uns passinhos de forró, porque afinal forró e felicidade nunca é demais, espero ter inspirado vocês a conhecer esse cantinho! 
Ponte que dá acesso a praia e aos quiosques.

Praça da vila, perto da Igrejinha.

Início da trilha da casa do Tamandaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que vs achou ?